Benefícios do consumo de salmão em mulheres grávidas e seus bebês recém-nascidos.

O salmão, um peixe delicioso conhecido por ser uma boa fonte de proteínas e ácidos graxos, traz benefícios para a saúde que vão muito além da nutrição.
O salmão contém ácidos graxos essenciais para o nosso corpo. Essenciais porque nosso corpo não pode sintetizar ou produzi-los, ou seja, temos que obtê-los da nossa dieta. Também contém ácidos graxos na forma de triglicerídeos, algumas vitaminas como D, A e parte do complexo B, além de minerais como selênio, zinco, fósforo, cálcio e ferro.

Alguns benefícios do salmão são:
Músculos, tecidos, enzimas e hormônios: proteínas ou seus pequenos componentes e aminoácidos, que são componentes essenciais de nossas células, tecidos, enzimas, hormônios e todas as partes do corpo. As proteínas do salmão (e da maioria dos peixes) são facilmente digeridas e absorvidas pelo nosso corpo. O salmão também é uma boa fonte de gordura (e ômega-3). A gordura desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde. O salmão é rico em minerais essenciais, como ferro, cálcio, selênio e fósforo, e vitaminas como A, B e D.

Saúde Cardiovascular:
Enquanto os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir os níveis de colesterol, e a manter tanto a flexibilidade das artérias e veias, quanto a força do músculo cardíaco, os aminoácidos essenciais (proteínas) contidos no salmão reparam os danos que o tecido cardiovascular pode ter. Os ômega-3 ajudam a baixar a pressão arterial e, como reduzem os níveis de colesterol e mantêm a flexibilidade das veias e artérias, reduzem o risco de ataque cardíaco.

Metabolismo: os ácidos graxos ômega-3, vitamina D e selênio, ajudam a aumentar a sensibilidade da insulina em nosso corpo, e isso facilita a absorção de açúcar e, consequentemente, diminui o nível de açúcar no sangue.
Olhos: Os ácidos graxos ômega-3 e aminoácidos ajudam a prevenir a degeneração macular, a secura, a perda de visão e a fadiga ocular. Está provado que as pessoas que consomem regularmente peixes gordurosos (como salmão) têm uma visão melhor por mais tempo do que aqueles que não consomem salmão.

Cérebro e nervos: Os ácidos graxos ômega-3 aumentam a eficiência do cérebro, melhoram a memória e ajudam a manter nossa mente concentrada durante longas horas de trabalho. Juntamente com os aminoácidos e as vitaminas A, D e o selênio, esses ácidos graxos protegem nosso sistema nervoso da degeneração normal causada pela idade, agindo também como leves antidepressivos, além de relaxar o cérebro e serem recomendados para o tratamento de Alzheimer e Parkinson.
Outros benefícios: O ômega-3 reduz a inflamação das artérias e do sistema digestivo, reduz o risco de câncer de cólon, próstata, rim, entre outros. Ajuda a melhorar a textura da pele e o brilho dos olhos, cabelos e unhas. Além disso, favorece o crescimento das bactérias boas no cólon.